Ex-vereador(a)

Crebilon Menandro de Araújo Rocha

Naturalidade: Jaicós – PI

Data de Nascimento: 28/02/1907

Filiação: Menandro de Araújo Rocha e Maria Joanade Araújo

Escolaridade: Semi-analfabeto

Profissão: Fazendeiro

Cônjuge: Constança Francisca de Araújo; Antônia Ana de Figueredo; Letícia Gomes Brasil; Raimunda Izabel Rocha

Filhos: Menandro de Araújo Neto, José Neto de Araújo, Maria Constança de Araújo Figueredo, Maria da Paz de Araújo Trajano, Francisco Xavier de Araújo, Liberato Crebilon de Araújo, Joaquim Neto de Araújo, Constança Antônia de Araújo, Francisco de Assis Araújo, Cícero Neto de Araújo, Crebilon de Araújo Rocha Filho e Antônia Mônica de Araújo Silva.

Data de falecimento: 19/03/1991.

Ainda jovem, mudou-se para o Município de Araripina – Pernambuco. Casou se com dona Constança Francisca de Araújo. Ali, ele fez parte da comissão nomeada pelo Governador para determinar, através de negociações, as dividas entre os estados de Pernambuco, Piauí e Ceara.
Em Araripina, nasceram seus filhos. Iniciou ali uma plantação de mandioca para a fabricação de farinha, tornando-se com o passar dos tempos, o maior produtor de farinha do Nordeste daquela época, conforme atestam levantamentos levados a feito pelo IBGE. Não obstante trata-se de pessoas de pouca instrução, “semi-analfabeto”, mas de grande visão, querendo sempre o melhor para o futuro de seus filhos, alugou uma residência no Crato, estado do Ceará, que contava com as melhores escolas da região, só sendo superada, naquela época, por Fortaleza, Recife e Teresina, e para lá os mandou para estudar.
Em 1957, ao visitar parentes (irmãos) que trabalhavam na Fazenda “Monte Alegre” neste Município, gostou do que viu, como a fertilidade do solo e a pujança de seu povo, resolveu mudar-se para Goianésia, aonde chegou no dia 19 de março de 1958, trazendo consigo mais 30 (trinta) Famílias.
Aqui chegando, adquiriu três Fazendas: a primeira de Walter Augusto Fernandes com uma área de oitenta alqueires, hoje pertencendo ao senhor Antonio Lopes da Silva; a segunda de Marinózio Araújo Godinho, com cento e vinte alqueires, que foi loteada em chácaras e nos bairros Muniz Falcão e Santa Tereza; e a terceira com área de duzentos e setenta alqueires, adquirida de Genervino Manoel da Silva, hoje pertencendo a família do senhor Coleto Borges Vieira.
Objetivando o crescimento e desenvolvimento de Goianésia, doou o terreno onde se encontra instalado o Parque Agropecuário de Goianésia, que leva seu nome, e parte do terreno onde se encontra construída a Lagoa de tratamento de esgoto.
Em 1966 foi eleito vereador pela extinta ARENA, com uma votação de trezentos e quarenta e nove votos (349), sendo o segundo mais votado.
Faleceu aos oitenta e quatro anos de idade, no dia 19 de março de 1991, data em que completava trinta e três (33) anos de sua chegada a Goianésia.

Siqueira, Conceição Caetano Ribeiro
O Poder Legislativo de Goianésia – 1954 a 2008