Salete Carrilho é filha de Raimundo Alencar e Maria Miranda. Em 1971, ainda criança, mudou-se com seus pais para Goianésia, cidade que aprendeu a amar e onde construiu sua história pessoal, profissional e política, é viúva do saudoso Haroldo Carrilho, ex-vereador de Goianésia, eleito para o mandato de 1988 a 1992. Mãe de três filhos, é graduada em Serviço Social e Técnica em Contabilidade.
Além da vida política, atua intensamente em atividades religiosas e sociais. Foi membro do Ministério para Crianças da Renovação Carismática Católica, da Paróquia Nossa Senhora D’Abadia, onde coordenou o Projeto Colônia de Férias.
Trajetória no Poder Executivo
Salete Carrilho acumulou grande experiência no Poder Executivo ao ser convidada, na gestão do então prefeito Gilberto Naves, a assumir a Secretaria Municipal de Promoção Social, cargo que exerceu de 2009 a 2012. Durante esse período, ela deixou um legado significativo no desenvolvimento de programas sociais e habitacionais em Goianésia.
Início na Política
Em 2012, Salete Carrilho iniciou sua trajetória política ao ser eleita vereadora pelo PMDB, com 900 votos, para o mandato de 2013 a 2016. Durante seu primeiro mandato, fez parte da Comissão de Saúde e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goianésia.
Retorno ao Executivo e Novo Mandato
Nas eleições de 2016, Salete obteve 492 votos e ficou como 1ª suplente. Com a saída do vereador Wilson Portilho para assumir uma secretaria no Executivo, ela tomou posse como vereadora em 2017, mas, no mesmo ano, foi convidada para retornar à Secretaria de Promoção Social. Ela permaneceu no cargo até março de 2020.
Reeleição para a Câmara Municipal
Em 2020, Salete voltou a disputar uma vaga na Câmara Municipal, sendo eleita com 740 votos pelo MDB. Ela foi a única mulher eleita naquele pleito e, na gestão 2021-2022, ocupou a vice-presidência da Câmara Municipal. Nesse período, também integrou as comissões de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e de Obras, Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente.
Comissões e Presidência da Câmara
Na gestão de 2022-2023, Salete fez parte das comissões de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e de Finanças, Orçamento e Economia. Entre 6 de outubro e 4 de novembro de 2022, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Goianésia, desempenhando um papel de liderança na Casa Legislativa.
Projetos de Impacto Social
Em março de 2021, Salete apresentou o Projeto de Resolução nº 003/2021, que criou a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Goianésia, projeto aprovado por unanimidade pelos vereadores. Como procuradora, Salete tem trabalhado para garantir os direitos das mulheres, recebendo denúncias de violência e discriminação, fiscalizando e acompanhando a execução de programas do governo municipal e promovendo a igualdade de gênero. Além disso, criou a “Procuradoria Itinerante da Mulher”, um projeto que leva atendimento às mulheres e à população em diferentes regiões da cidade, com o apoio dos vereadores, servidores da Câmara e da rede de proteção social. Em um esforço contínuo para melhorar o atendimento às vítimas de violência, Salete também apresentou e obteve aprovação para a criação de uma lei que garante a presença de acompanhantes para mulheres internadas em hospitais lei 287/2024. A lei visa proporcionar mais segurança e apoio emocional às vítimas, garantindo que elas não se sintam sozinhas em momentos de vulnerabilidade durante o tratamento médico.
Outro marco importante no trabalho de Salete foi a implementação dos colares de girassol lei 207/2023 um projeto voltado para pessoas com deficiências ocultas, como transtornos do espectro autista, deficiência auditiva ou distúrbios de ansiedade. O colar serve como um símbolo discreto, indicando que a pessoa pode precisar de assistência especial. A proposta foi acolhida com entusiasmo pelos vereadores, e o uso desses colares tem ajudado a promover uma maior inclusão e compreensão, oferecendo uma maneira de pedir ajuda sem a necessidade de explicações.
Além de instituir um projeto de lei no qual cria a galeria lilás dentro da Câmara Municipal de Goianésia, onde se destaca as mulheres que ocuparam lugar no Poder Legislativo.
Compromisso com a Transformação Social
Salete Carrilho acredita que a transformação social depende de políticas públicas comprometidas com o bem-estar da população. Sua atuação é marcada pela defesa dos direitos das mulheres e pela busca de soluções para as questões sociais de Goianésia, o que colaborou para a presença de mais mulheres presentes na Câmara Municipal, em 2024, totalizando em 4 vereadoras atuantes.
Em 2024, Salete foi eleita com 759 votos e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Goianésia. Ela integra a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Urbanismo e Meio Ambiente, e a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. No ano de 2025, passou a atuar como Procuradora Adjunta da Procuradoria da Mulher, trabalhando em conjunto com as demais vereadoras.