Vereador Gesmar José solicita melhorias em cruzamento no Bairro Nova Fiíca

O vereador Gesmar José da Silva solicitou ao Superintendente Municipal de Trânsito, Lucas Santiago Batista, a realização de estudos para intervenção no cruzamento da Rua do Abacate com a Rua 9, no Bairro Nova Fiíca. A solicitação se justifica pelo grande número de acidentes registrados no local, visando melhorias na sinalização, visibilidade, segurança e no controle do tráfego. A medida busca promover mais segurança para motoristas e pedestres, contribuindo para a redução de acidentes e melhor organização do trânsito na região. O Requerimento Nº 071/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereador Emerson Autovip propõe ponto de coleta de óleo de cozinha e parceria com a Saneago

O vereador Emerson Autovip solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro, ao Diretor-Presidente da Companhia de Saneamento de Goiás S.A. (Saneago), Ricardo José Soavinsk, e ao Secretário Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Willian Teófilo Ferreira, a implantação de um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, além da formalização de parceria com a Saneago, por meio de adesão ao programa “Olho no Óleo”. A solicitação tem como objetivo garantir a destinação ambientalmente adequada do óleo recolhido, evitando o descarte irregular e os impactos negativos ao meio ambiente e à rede de esgoto. A iniciativa contribui para a preservação ambiental, incentiva práticas sustentáveis e promove a conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos. O Requerimento Nº 657/2025 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereadores Gesmar José e Sargento Santos solicitam faixa elevada em frente à creche no Bairro Amigo

Os vereadores Gesmar José da Silva e Sargento Santos solicitaram ao Prefeito Renato Menezes de Castro e ao Superintendente Municipal de Trânsito, Lucas Santiago Batista, a implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres em frente à Creche Valdemar Luiz de Moura, localizada no Bairro Amigo. A solicitação tem como objetivo aumentar a segurança de crianças, pais, responsáveis e funcionários que utilizam diariamente o local, reduzindo os riscos de acidentes e proporcionando uma travessia mais segura. A medida reforça a importância de investimentos em infraestrutura viária voltados à proteção da comunidade escolar e à organização do trânsito nas proximidades de unidades de ensino. O Requerimento Nº 263/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereador Marcos Pernambuco solicita abertura de passagens em canteiros centrais para pedestres

O vereador Marcos Pernambuco solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro e ao Superintendente Municipal de Trânsito, Lucas Santiago Batista, a abertura de passagens nos canteiros centrais das vias públicas onde já existem faixas de pedestres. A solicitação tem como objetivo garantir a continuidade da travessia, promovendo maior acessibilidade e segurança para a população que utiliza diariamente essas vias. A iniciativa busca melhorar a mobilidade urbana, facilitando o deslocamento de pedestres e tornando o trânsito mais organizado e inclusivo. O Requerimento Nº 181/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes
Vereador Gesmar José solicita servidor para reforçar atendimento no SINE

O vereador Gesmar José da Silva solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro e ao Secretário Chefe da Casa Civil Interino, Jairo Pacheco da Silva, a disponibilização de um servidor para atuação no Sistema Nacional de Emprego (SINE), com o objetivo de garantir a continuidade e a qualidade dos atendimentos prestados à população. A solicitação visa fortalecer os serviços oferecidos pelo SINE, assegurando maior eficiência no encaminhamento de trabalhadores ao mercado de trabalho e no suporte às demandas de emprego no município. A medida contribuirá para melhorar o acesso da população às oportunidades de trabalho, além de otimizar o funcionamento do serviço e reduzir possíveis sobrecargas no atendimento. O Requerimento Nº 264/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereador Carlos Gomes propõe plano emergencial para reduzir acidentes em Goianésia

O vereador Carlos Gomes solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro, ao Superintendente Municipal de Trânsito, Lucas Santiago Batista, e ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Paulo Henrique Naves Dias, em caráter de urgência, a criação e execução de um Plano Emergencial de Segurança Viária no município de Goianésia. A solicitação tem como objetivo reduzir de forma imediata o número de acidentes e vítimas fatais, por meio da adoção de medidas estratégicas que promovam mais segurança no trânsito, tanto para motoristas quanto para pedestres. A iniciativa busca reforçar a importância de ações rápidas e eficazes, visando preservar vidas e melhorar a organização do tráfego nas vias urbanas da cidade. O Requerimento Nº 221/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereadora Taíza Andrade solicita descentralização da Farmácia Básica Municipal

A vereadora Taíza Andrade solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro e à Secretária Municipal de Saúde, Marina Batista de Oliveira Mendes, a descentralização da Farmácia Básica Municipal Cláudio Eduardo Ricarte de Faria, com a implantação de farmácias municipais para distribuição gratuita de medicamentos nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) localizadas em bairros mais afastados do centro. A solicitação tem como objetivo ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais, especialmente para moradores de regiões mais distantes, garantindo mais comodidade e eficiência no atendimento. A medida contribuirá para fortalecer a atenção básica em saúde, promovendo mais equidade no acesso aos serviços públicos e melhorando a qualidade de vida da população. O Requerimento Nº 144/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Vereador Valdomiro Baiano solicita faixa de pedestres em frente posto de saúde do bairro Barsanulfo

O vereador Valdomiro Baiano solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro e ao Superintendente Municipal de Trânsito, Lucas Santiago Batista, a realização de estudos para instalação de faixa de pedestres na Rua 27, em frente à Unidade de Saúde da Família Manoel Ribeiro das Neves – Mané Chapéu, no Bairro Eurípedes Barsanulfo, em Goianésia. A solicitação se justifica pelo fluxo de pedestres no local, especialmente usuários da unidade de saúde, o que demanda maior segurança na travessia da via. A implantação da faixa de pedestres contribuirá para organizar o trânsito, reduzir riscos de acidentes e garantir mais segurança para a população. O Requerimento Nº 233/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Taiza Andrade sugere criação de projeto social de confecção de enxovais no CRAS e no CREAS

A vereadora Taíza Andrade solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro e à Secretária Municipal de Promoção Social, Igara Letícia Miranda Borges de Castro, a criação de um projeto em parceria com o CRAS e o CREAS, voltado para a capacitação em costura, confecção e doação de kits enxovais, lençóis e outros itens, com a possível denominação “Mãos que tecem, Mãos que doam”. A solicitação tem como objetivo promover a qualificação profissional, incentivar a geração de renda e fortalecer ações solidárias voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade social no município de Goianésia. A iniciativa contribuirá para a inclusão social, o desenvolvimento de habilidades e o apoio às pessoas que mais necessitam, por meio da união entre capacitação e solidariedade. O Requerimento Nº 224/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.
Stella Rodrigues defende doação de kits de saúde bucal aos alunos da rede municipal de educação

A vereadora Stella Rodrigues solicitou ao Prefeito Renato Menezes de Castro, à Secretária Municipal de Saúde, Marina Batista de Oliveira Mendes, e ao Secretário Municipal de Educação, Noé Raimundo de Araújo, a realização de estudo de viabilidade para a doação de kits de higiene bucal, bem como a implementação de palestras de conscientização sobre o tema, destinadas aos alunos da rede municipal de ensino de Goianésia. A solicitação tem como objetivo promover a saúde bucal desde a infância, incentivando hábitos de higiene e prevenção de doenças. A iniciativa contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes, fortalecendo ações educativas e preventivas no ambiente escolar. O Requerimento Nº 260/2026 foi APROVADO e encaminhado às autoridades competentes.